segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Os contos de fada e o imaginário infantil


Os contos de fada fornecem preciosa contrtibuição à educação. Sua principal função realiza no nível afetivo, dando oportunidade às crianças de lidar, simbolicamente com seus medos, seus desejos -seu mundo interno- através da identificação com as personagens e situações conflituosas que caracterizam cada tipo de história.


O mundo infantil é povoado por seres fantásticos e mágicos, por isso os contos constituem-se uma das histórias prediletas das crianças.


Dessa forma, a utilização desse tipo de literatura, no contexto escolar, torna-se significativa, uma vez que possuem marcas substanciais que auxiliam as crianças na construção de seus textos orais e/ou escritos, visto que os textos são narrativas e sua estrutura textual é acessível às crianças no início da alfabetização.


Outro aspecto importante é que os contos de fadas apresentam situações-problemas e de abstáculos para o protagonista e a articulação dos elementos que constituem a narrativa.


Elementos da narrativa:

a) Começo: Introdução da cena e dos personagens;
b) Meio: Cadeia de eventos e situação-problema;
c) Fim: Resolução da situação-problema.

Tais aspectos possibilitam às crianças recriarem a interdependência do enredo, através da circulação do elemento mágico e da correlação entre personagens e acontecimentos.



Retirado do Manual do professor

Autoras: Érica de Fátima Freitas Almeida

Ivana regina de Paula Hott

Marisa Vitor Leite

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"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET