sábado, 23 de janeiro de 2010

Adaptação escolar

A segurança emocional da criança e a possibilidade de ela estar preparada para estabelecer relações com outras pessoas são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ela se sente segura quando vê a sua volta pessoas que está acostumada a encontrar. É por essa razão que qualquer mudança a ser introduzida em sua vida deve ser bem preparada, para que ocorra gradualmente. A adaptação escolar é uma fase de mudança não só para a criança mas também para os pais.
A entrada inicial na escola
Nem todas as crianças adaptam-se facilmente a situações novas. Isso depende de vários fatores, como idade e personalidade, capacidade de se desligar dos pais, a reação destes perante tal situação e o suporte e afeto que elas recebem no momento, tanto dos pais como da escola. É fundamental os pais estarem tranquilos e seguros ao escolher a escola.
Também é importante o tempo de permanência no ambiente escolar seja progressivo no início, para que a criança se acostume de maneira gradual ao tempo de entrada nesse espaço. Esse tempo é importante tanto para as crianças como para os pais. Essa fase também é muito difícil para os pais. Em muitos casos, eles deixam seus filhos com pessoas desconhecidas e isso gera muita insegurança. Portanto é importante estabelecer um vínculo e uma comunicação entre a escola e os familiares, de maneira que esses possam manifestar os medos, as dificuldades e os avanços da criança. Os sintomas mais comuns que podem surgir nas crianças são: choro (na maioria das vezes, na porta da escola), alterações no sono e no apetite,dores de cabeça e de barriga, febre, vômitos. Geralmente, esses sintomas são passageiros.
É aconselhável que os pais tentem demonstrar tranquilidade e segurança à criança. Consequentemente, eles também se sentirão confiantes para enfrentar a novidade e construir novas relações.
Cristiana Teixeira
----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

"É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas".
PIAGET